quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Escavação em bairro “ecológico” causa desastre Ambiental em Brasília

Uma cratera foi aberta pelas construtoras, Emplavi, Brasal e João Fortes Engenharia dentro da Terra Indígena Fazenda Bananal, o caso ficou conhecido assim por só ter sido possível graças à atuação decisiva do Governador Agnelo, que descumprindo ordem do Tribunal Regional Federal, através da desembargadora e de uma Juíza Federal responsável por julgar o caso, ordenou no dia 10 de novembro a Polícia Militar, com um efetivo de 800 homens ao local, para garantir (com muita violência) a abertura de um buraco para iniciar obras no local. Como ficaram suspensas as escavações, o imenso buraco está repleto de dejetos e residos fecais.

O Buraco que mede cerca de 10 metros de profundidade por 20 x 40m de largura, deixando exposta a tubulação de esgoto que passa pelo local. Este fator foi fundamental para que as chuvas fortes que caiem sobre o Distrito Federal, fizessem com a tubulação fosse rompida. Para os Índios, há possibilidades que possa ter sido premeditado o rompimento por uma ação encomendada, no intuito de inviabilizar ainda mais a recuperação da área indígena.

Segundo Biólogo que esteve no local na tarde de hoje, a pedido da tribo Fulni-ô, o vazamento causará danos incalculáveis aos lençóis freáticos da região, que serão contaminados. Ele explica ainda que o Setor Noroeste encontra-se sob a área Tampão de Brasília, em cima de um dos aquíferos mais importantes do país. Para ele a contaminação pode inclusive comprometer o abastecimento de água da Capital Federal.

Ninguém das empresas citadas se responsabiliza pelo buraco e causa do acidente ambiental, nem foram encontrados no local para comentar o acidente.

Os órgãos ambientais do Governo do Distrito Federal, IBRAM ou Secretaria do Meio Ambiente, estiveram no local até o momento.

O esgoto está prestes a transbordar dentro de algumas horas e com isso infectará a mata nativa ao redor. O cheiro do esgoto já pode ser sentido no núcleo do Santuário dos Pajés, há cerca de 300 metros do local. O "Bairro Ecológico" começou a da mais uma mostra a que veio!

ESSE É O BURACO DO AGNELO (GOVERNADOR DO PT)

Fotos22Novembro2011 011

Nenhum comentário:

Postar um comentário